Correspondente Essencial

Como ser um representante bancario
O correspondente bancário é um componente essencial do sistema global de
pagamentos, especialmente para transações internacionais. Por meio de
relacionamentos de correspondentes bancários, os bancos podem acessar
serviços financeiros em diferentes jurisdições e fornecer serviços de pagamento
transfronteiriço aos seus clientes, apoiando, entre outros, o comércio
internacional e a inclusão financeira. Além disso, a maioria das soluções de
pagamento que não envolvem uma conta bancária no nível do cliente (por
exemplo, remessas) dependem de correspondentes bancários para a
transferência real de fundos.
Até recentemente, os bancos mantinham uma ampla rede de relacionamentos
com correspondentes, mas há indícios crescentes de que essa situação pode
estar mudando. Em particular, alguns bancos que prestam esses serviços estão
reduzindo o número de relacionamentos que mantêm e estão estabelecendo
alguns novos. Tendo em conta a importância dos correspondentes bancários, o
forte interesse dos bancos centrais nesta atividade e quaisquer ameaças ao seu
funcionamento seguro e eficiente, os Governadores do ECC mandataram a
CPMI para a elaboração de um estudo sobre esta questão, especialmente no
que diz respeito a potenciais medidas para assegurar uma prestação eficiente
de serviços de pagamento transfronteiriço a nível mundial.
Este estudo foi elaborado por um Grupo de Trabalho da CPMI sobre
Correspondente Bancário, que foi criado para cumprir o mandato do ECC, e tem
caráter técnico. O objetivo principal deste estudo técnico é aprofundar os
aspectos do sistema de pagamentos do correspondente bancário e avaliar, do
ponto de vista técnico, as vantagens e limitações de várias medidas que podem
facilitar a prestação de serviços de correspondente bancário.