Alongamento das bordas livres muito curtas

Os “triângulos” ou “buracos” pretos interdentais são devidos à perda localizada de tecido mole interdental após perda óssea causada por doença periodontal ou trauma. Ressalta-se que alguns autores recomendam, como primeira intenção, a restauração estética por estratificação direta com compósito quando as tensões mecânicas são baixas.

A dificuldade do tratamento estético no fechamento dos diastemas é proporcionalmente igual ao número de diastemas a serem fechados. A largura do diastema condicionará o tipo de restauração. A proporção dos dentes deve ser respeitada mantendo sua relação comprimento/largura, pois dentes de mesma largura, mas de comprimentos diferentes parecem ter larguras diferentes.
Lente de contato dental onde fazer
Assim, a melhor solução é colocar lente de contato dental não apenas nos dois incisivos centrais, mas nos quatro incisivos, veja os seis dentes anteriores. Se as bordas livres estiverem alinhadas, então o simples fechamento dos espaços interdentais Isso levará a uma desproporção da relação comprimento/largura e o projeto estético será um fracasso.

Neste caso, os incisivos devem ser modificados para que mantenham seu próprio comprimento e largura após o fechamento do diastema. Para isso, a parte distal de cada unidade central deve ser reduzida pela metade do intervalo no caso em que não se busca mover a linha interincisiva. Este processo também pode ser realizado nas laterais e nos caninos.